venerdì 20 aprile 2018

QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA - Report final da experiência de intercâmbio de Luana Canário, Pedagogia, DCH III - UNEB

Para início de conversa, falar da experiência que tive durante esses quatro meses como intercambista acaba não sendo uma tarefa fácil, são muitas emoções…


Tudo iniciou quando decidi embarcar nessa aventura, em busca de um sonho... Acredito que assim como eu, muitos estudantes sonham em ter uma experiência no exterior. Quando fiquei sabendo que a UNEB criou um convênio com a Universidade de Padova através do projeto INTEREURISLAND do Professor Nicola Andrian pelo qual estudantes de pedagogia teriam a oportunidade de estudar e realizar um estágio na Itália, senti que o 2017 seria a minha vez de embarcar nessa experiência.

Para chegar até onde eu cheguei foram meses de muita correria e trabalho. Acredito que a força vinha de Deus, o desanimo muitas vezes aparecia, mas quem tem amigos tem tudo. Quando pensava que não conseguiria suportar sempre aparecia amigos que tinham palavras de ajuda, as quais tenho certeza que me deram forças para continuar.
O primeiro passo começou com a arrecadação de dinheiro para conseguir me manter fora do País, então com incentivos de amigos iniciei uma campanha nas redes sociais em prol do meu intercâmbio. Os dias iam se passando, os meses também e a angustia era grande. Ao publicar a campanha, amigos, meus professores do ensino médio, professores da universidade, minha família e pessoas que não me conheciam estavam dispostas a me ajudar de alguma forma, com palavras de encorajamento que me davam força para continuar, ou até mesmo com valores simbólicos.
Ações realizadas para arrecadação de dinheiro e me manter fora do País
A campanha foi tomando uma dimensão que não esperava, blogs da região do vale do São Francisco publicavam, páginas patrocinavam a campanha, e tudo foi dando certo.... Algumas ações continuaram a acontecer na universidade desde vendas de lanches, doces á rifas, e por isso agradeço de coração a comunidade acadêmica da universidade do estado da Bahia dos dois departamentos do campus III Juazeiro-BA por todas as colaborações e incentivos, pois sem essas cooperações não estaria aqui relatando minha experiência.

Antes de partir, ouvi dizer de uma grande amiga italiana: “você estará do outro lado do mundo, mas não estará sozinha”. Essas palavras tiveram um poder imenso, pois o medo que sentia antes mesmo de partir se transformou em força para ir avante em busca do meu sonho.
Durante esses quatro meses, tive a oportunidade de conhecer muitas coisas e pode estagiar na cooperativa social “Peter Pan”. Foram momentos muito ricos, cheios de aprendizagem. A cooperativa Peter Pan oferece assistência a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e que passam por dificuldades familiares e presta serviços de reforço escolar. Todos os dias crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, após saírem da escola, das 14 ás 17 horas da tarde, frequentam a cooperativa onde são acompanhados por educadoras que os ajudam a realizarem atividades escolares.
Conhecendo a cooperativa 'Peter Pan'
Eu estive presente em duas realidades da cooperativa Peter Pan na cidade de Rovigo e na cidade de Adria e isso foi uma grande oportunidade pois acompanhei a mesma cooperativa em realidades distintas, onde aprendi muito com as crianças, com as dinâmicas das educadoras, pois além de ajuda-los nas suas questões escolares as educadoras estavam prontas para ouvi-los e orienta-los quando era preciso também.

Elaborar um projeto a ser executado com as crianças foi desafiador. Durante as semanas de observação nos dois espaços percebi que eles estavam na cooperativa para estudar e que eu não teria tido muito tempo com eles e não teria tido a possibilidade de fazer algo grande. No pouco tempo que tive nas duas realidades, me aproximei de algumas crianças as quais, tanto na cidade de Rovigo como de na de Adria, me falavam de sonhos, de vontades...

Então ouvindo o que eles me contavam percebi a necessidade que eles tinham de serem ouvidos e pensei em produzir com eles um livrinho no qual eles pudessem escrever seus sonhos, exprimir seus sentimentos. Durante a oficina de escrita percebi a confiança e veracidade que depositaram no momento da escrita das páginas do livrinho.

Essa é uma das páginas do livrinho dos sonhos, em que uma das crianças relata seu grande sonho e exprime seus agradecimentos por alguém.
Ter o escutado, o qual me comoveu muito, foi tanto que no momento em me entregou-me sua produção e abraçou-me senti como se ele estivesse depositando sua confiança em mim, pois me contou algo muito particular da sua vida. Diz-me que para ser o garoto mais feliz do mundo teria gostado de ter seus parentes e seu pai cada com ele a cada segundo da sua vida.
Umas das experiências mais ricas que com certeza carregarei comigo na minha jornada pedagógica, como na minha vida pessoal. Considero essa como uma experiência que mudou minha visão de mundo, meu modo de agir como também me possibilitando superar medos. Cheguei a executar coisas que nunca passaram pela minha cabeça, como por exemplo estar à frente de estudantes que ansiavam para aprender a língua portuguesa, sentia uma responsabilidade muito grande pois eu estava ali querendo ou não representando meu país. Um momento ímpar que o intercâmbio me proporcionou foi o de transmitir um pouco da minha realidade e da minha cultura.

Muitas pessoas passaram na minha vida durante esses quatro meses de intercâmbio, cada uma de forma diferente, deixando exemplos e muito aprendizado...

Pessoas de alma, de coração, que ficarão marcadas para sempre na minha vida e as levarei para sempre no meu coração. Entre as quais tive a honra de conhecer e conviver por três meses com uma  pessoa muito querida que conheci nessa experiência e que com certeza levarei como um exemplo de vida. Mesmo passando por muitas dificuldades para chegar onde chegou esta pessoa nunca parou de sorrir, nunca deixou de me cumprimentar e de procurar saber como eu estava, com o seu jeito encantador de ser e de agir me marcou muito durante essa aventura. Um salve para um exemplo de garra e força.


E assim finalizo com muitos sorrisos, sorrisos de pessoas que fizeram parte dessa experiência e que me proporcionaram momentos incríveis de muita aprendizagem, as quais levarei sempre comigo. Tudo na vida tem um tempo determinado e nada que acontece nas nossas vidas é por acaso. Retornei dessa aventura realizada, não foi fácil, mais tudo foi necessário para chegar até aqui e expressar a minha realização. Eu acreditei e consegui, como já dizia Renato Russo: “ Quem acredita sempre alcança”.

Luana Canário de Almeida,
Estudante de Pedagogia da Universidade do estado da Bahia/ DCH III- Juazeiro-BA, Brasil.

1 commento: