Figura 1.
Coliseu Romano |
Esse foi um sonho possível desde quando adentrei à
Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus Juazeiro DCH III, para cursar o
Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido, PPGESA.
Assim começou, a concretude do meu sonho, esta viagem
foi maravilhosa, rever o italiano (Francesco Zucchini), as italianas Claudia,
Beatrice, Rachele, Alicia e Chiara.
Figura
3. Réplica do David de Michelangelo Buonarroti em la Piazza
dela Signoria – Firenze - Itália |
É assim, que me descrevo depois desta grande e linda experiência da intercâmbio através do programa de pesquisa e intercâmbio lntereurisland. Este meu sonho foi possível ser realizado porque compartilhei com outrem e como diz o poeta: “O sonho que sonha só, é apenas um sonho”, mas, o sonho que sonha juntos torna-se realizável. E este sonho foi sonhado juntamente com o meu colega/amigo de mestrado Berg, o professor Nicola Andrian, o professor Josemar Martins (Pinzoh), os demais professores, os colegas, a UNEB, os (as) amigos (as) italianas, os meus apoiadores que contribuíram com a compra dos meus livros para levantar os recursos financeiros para a estadia neste lido país.
A contribuição do intercâmbio enquanto aprendizagem, foi compreender que o processo de aprendizagem pode ser de caráter de educação formal, quando participei das aulas de pedagogia intercultural na Universidade de Pádua, no Campus de Educação em Rovigo
... educação não formal
(ou não escolar), quando juntamente com Berg fomos condutores/facilitadores no
ensino de Língua Portuguesa e cultura Brasileira para as intercambistas italianas
se preparando para a ida ao Brasil, na Associação Marcelino Vais em Pádua,
quando realizamos dinâmicas interpessoais com os migrantes Bangaleses na
Cooperativa Porto Alegre em Badia Polesine ou ainda no Seminário Intercultural
com intelectuais de diversas universidade de Itália
... e de caráter da educação informal
quando andávamos, viajávamos e conversávamos sobre diversos assuntos com os
amigos, professores, cidadãos italianos, quando visitávamos os monumentos, as
praças as obras de artes, quando fomos ajudar as pessoas vítimas do desastre natural em
Faenza na região de Bologna, contribuindo com a minha dissertação do mestrado.
Então
foi uma viagem espetacular, contribuiu muito para minha formação profissional,
intelectual, artística e cultural, tendo essa experiência colaborado
também com a produção textual da minha dissertação de mestrado. Mostrou-me a
necessidade de aprofundamento do conhecimento da língua italiana como terceira
língua e proporcionou-me uma leveza na compreensão da vida.
Figura 8. Túmulo do Poeta Francesco Petrarca no pátio da Igreja Santa Maria Assunta na cidade de Àrqua Petrarca - Itália |
Figura 7. Encontro de Brasiliani e italiani em Roma |
Figura 9.
Nostra colazione en la casa de los padres de Francesco - Bologna |
LA VITA È BELLA!!!
Edvan Ferreira Cajuhy, Mestrando
Senhor do Bonfim, 28 de agosto de 2023.
Nessun commento:
Posta un commento