Educação Contextualizada e diálogo intercultural na
implementação de novas estratégias de internacionalização no PPGESA DCH III
/UNEB
Com o fenômeno da globalização e a abertura dos
mercados nacionais para horizontes internacionais, diferentes níveis de progresso
social, numa acelerada troca de informações em função das tecnologias e fluxos
migratórios, muitas vezes forçados, foram as causas que determinaram, no século
passado, uma desorientação a nível político, econômico, científico e cultural
(GALERI, 2009).
Estas novas condições de vida, nas grandes cidades e
nos contextos rurais da grande maioria dos países nos cinco continentes,
promoveram, de um lado, a unificação dos processos socioeconômicos e a
universalização dos saberes e, por outro, a identidade pessoal e senso de
pertencimento ao próprio contexto específico e comunidade.
Novos e urgentes desafios foram postos às instituições
de qualquer ordem e nível, a respeito da educação do cidadão, em específico, no
contexto do semiárido brasileiro, no qual insurge "[...] uma educação que
traz nas suas práticas educativas o desafio de exercitar a contextualização e
interdisciplinaridade como estratégia para contrapor-se aos males da pedagogia
moderna que se pautou pelos princípios da neutralidade, da formalidade abstrata
e da universalidade dos saberes e das práticas.” (REIS, 2010, p.10)
A presente proposta tem como escopo refletir uma
educação que se fundamenta na própria realidade como ponto de partida e de
chegada dos conhecimentos e saberes diversos e de diálogo com as novas
dimensões globais, a partir da lógica da interculturalidade.
E, para sublinhar a complementaridade dos fenômenos
locais e globais, o evento parte do termo Glocalização, proposto pelo sociólogo
Roland (1992), como uma das referências interpretativa e de diálogo com/entre
as culturas, os povos e as dimensões das relações construídas na
internacionalização de saberes, formações, dos processos culturais e
comunicacionais no mundo.
Objetivo geral do evento
Desenvolvimento e fortalecimento de uma discussão e de
uma reflexão sobre novas estratégias de intercâmbio e internacionalização da
extensão, através de uma abordagem do conceito GloCal (do contexto para o
mundo), para docentes, pesquisadores e discentes de graduação e pós- graduação,
das Instituições de Ensino Superior do contexto social das cidades de
Juazeiro-BA e Petrolina-PE, Brasil e das cidades de Padova e Rovigo, Itália.
O evento contou com apoio financeiro do Programa de Apoio a Eventos no País
(PAEP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior - CAPES - Brasil
Pré Colóquio
Programação completa do evento
Atividade
|
|
Dia 21/08/2019
Local: Auditório ACM – Campus III
|
8h00 – Credenciamento e Boas Vindas
9h00 - Apresentação Cultural
9h20 – Abertura Oficial do Evento
|
10h00 - Conferência de abertura
“Pedagogia e diálogo
intercultural”
Prof. Giuseppe Milan (UNIPD, Itália)
|
|
12h15 – Intervalo
|
|
15h00 – Mesa “Educação Contextualizada e Educação
GloCal: pertencimento na mundialização ou Formação para uma Cidadania
planetária”
Prof. Edmerson Reis (PPGESA/UNEB),
Prof. Isnaldo Coelho (UNIVASF), Prof. Natanael Reis Bomfim (SERINT/UNEB)
e Prof. Augusto Cesar Rios Leiro
(PPGEDUC/UNEB).
Coordenação: Profa. Carla Paiva
(PPGESA/UNEB)
17h00 – Do Local ao Global, novas
estratégias de internacionalização da extensão.
PhD Nicola
Andrian (PNPD -PPGESA/UNEB)
Coordenação: Prof. Edmerson
Reis (PPGESA/UNEB)
|
|
17h30 - Laboratório INTEREURISLAND
Experiência na sala de aula de Relações
Interpessoais e dinâmicas de grupo
Coordenação: PhD Nicola Andrian (PNPD PPGESA/UNEB)
|
|
22/08/2019
Local: Auditório ACM – Campus III
|
8h30 – Atividade de extensão – visitas
|
12h30 Intervalo
|
|
14h30 - Socialização das atividades de extensão -
visitas e reflexão segundo o Ciclo da Aprendizagem Solidária
Coordenação: PhD Nicola Andrian (PNPD -PPGESA/UNEB)
|
|
15h30 - A Aprendizagem Solidária
PhD Katia Gonçalves Mori
(Coordenação da Rede Brasileira
da Aprendizagem Solidária)
e PhD Carina Rossa (SCHOLAS OCCURRENTES)
|
|
17h30 – Projeto
de Extensão UNIPD Mentor Up
Prof.
Massimo Santinello (UNIPD)
17h45 – A
Música como a intercultura – é uma experiência subversiva.
PhD Simonetta
Bungaro (Conservatório Trento, Itália)
|
|
18h15 – Lançamento de livros e
Apresentação cultural
|
|
23/08/2019
Local: Auditório ACM – Campus III
|
9h00 – Mesa “Curricularizando a extensão”
Profa.
Adriana Marmori (PROEX/UNEB)
Profa.
Lucia Marisy (PROEX/UNIVASF)
Prof. Odair França de Carvalho
(PROEC/UPE)
Coordenação: Profa. Edonilce Barros (PPGESA/UNEB)
|
10h30 - Mesa “Extensão e diálogo intercultural -
Interseções”
Profa. Edilane Carvalho Teles (UNEB),
Prof. Nilton Araújo (UNIVASF), Profa. Barbara Eleonora Cabral (UNIVASF) e Prof.
Giuseppe Milan (UNIPD)
Coordenação: Profa. Márcia
Guena (UNEB)
|
|
12h30 - Intervalo
|
|
14h30 - Mobilidade internacional, extensão e
aprendizagem solidária – o olhar das/os discentes e das Instituições envolvidas
Relatos de Experiência Brasil e Itália
Jamile
Soares da Silva (UNEB), Maria Spalletta e Maurizio Dorsa (UNIPD), Fernanda
Maria Lins e Silva (Pastoral da Mulher), Elzirene Oliveira (Case Gey
Espinheira), Isabella Polloni (Ass. EnARS), Beatrice Girotto
(Coop. Peter Pan), Roberta Lorenzetto (Coop. Porto Alegre).
Coordenação: Profa. Tânia
Hetkowski (PPG/UNEB)
e PhD
Nicola Andrian (PNPD PPGESA/UNEB)
|
|
17h00: Cerimônia de Encerramento
Plantio da Árvore do Programa
SCHOLAS OCCURRENTES e Assinatura da Carta “Pela construção de uma
cidadania planetária”
|
|
18h00 Noite cultural “O Bella Ciao”
Grupo
Percusivo Baque Opará e Banda Musaikón
|
Nessun commento:
Posta un commento