Do Local ao Global
A educação contextualizada e o diálogo intercultural na proposta de internacionalização da extensão INTEREURISLAND no PPGESA: uma referência para o programa SCHOLAS SOCIAL de Papa Francisco.
Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu – Mestrado Multidisciplinar em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), Departamento de Ciências Humanas (DCH). Campus III da UNEB em Juazeiro, como pré-requisito para seleção de Bolsa de estudo do Programa Nacional de Pós - Doutorado (PNPD). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Linha de pesquisa: Linha 01 - Educação para convivência com o Semiárido
RESUMO
Uma sociedade globalizada dos pontos de vista econômico, político, sócio-cultural e tecnológico, cada vez mais articulada e complexa, e fluxos migratórios que acentuam ainda mais as diferenças étnicas, linguísticas, de classe e de gênero, põem novos e urgentes desafios às instituições educativas de qualquer ordem e nível e em qualquer contexto. No âmbito acadêmico, faz-se necessário re-pensar uma abordagem inter-cultural que possibilite trabalhar a diversificação das culturas contraposta a uma homogeneização e universalidade dos saberes e práticas. Nesta perspectiva, a partir de uma pesquisa de doutorado em Co – Tutela entre a Universidade de Padova, Itália e a Universidade do Estado da Bahia, Brasil de investigação de novas estratégias de internacionalização de experiências de responsabilidade social, pretende-se analisar o conceito e a contribuição da educação contextualizada como foco de processos e práticas de dialogo intercultural, internacionalização e responsabilidade social da universidade que visam a educação do jovem cidadão “diante das transformações e dos novos paradigmas pedagógicos que apontam o destino do homem contemporâneo como um destino comum, um destino planetário.” (KÜSTER, 2014, p.21). Um dos resultados esperados da pesquisa, através de um estudo de caso, é o de poder confirmar a tese segundo a qual a educação contextualizada pela convivência com semiárido brasileiro é de grande relevância no diálogo intercultural a ser desenvolvido através dos processos e práticas de internacionalização da extensão do Ciclo INTEREURISLAND, entre o PPGESA, DCH III, UNEB e o Departamento FISPPA[1], da Universidade de Padova, Itália.
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As dimensções do projeto Intereurisland |
RESUMO
Uma sociedade globalizada dos pontos de vista econômico, político, sócio-cultural e tecnológico, cada vez mais articulada e complexa, e fluxos migratórios que acentuam ainda mais as diferenças étnicas, linguísticas, de classe e de gênero, põem novos e urgentes desafios às instituições educativas de qualquer ordem e nível e em qualquer contexto. No âmbito acadêmico, faz-se necessário re-pensar uma abordagem inter-cultural que possibilite trabalhar a diversificação das culturas contraposta a uma homogeneização e universalidade dos saberes e práticas. Nesta perspectiva, a partir de uma pesquisa de doutorado em Co – Tutela entre a Universidade de Padova, Itália e a Universidade do Estado da Bahia, Brasil de investigação de novas estratégias de internacionalização de experiências de responsabilidade social, pretende-se analisar o conceito e a contribuição da educação contextualizada como foco de processos e práticas de dialogo intercultural, internacionalização e responsabilidade social da universidade que visam a educação do jovem cidadão “diante das transformações e dos novos paradigmas pedagógicos que apontam o destino do homem contemporâneo como um destino comum, um destino planetário.” (KÜSTER, 2014, p.21). Um dos resultados esperados da pesquisa, através de um estudo de caso, é o de poder confirmar a tese segundo a qual a educação contextualizada pela convivência com semiárido brasileiro é de grande relevância no diálogo intercultural a ser desenvolvido através dos processos e práticas de internacionalização da extensão do Ciclo INTEREURISLAND, entre o PPGESA, DCH III, UNEB e o Departamento FISPPA[1], da Universidade de Padova, Itália.
Palavras-chave:
Educação contextualizada. Diálogo intercultural. Internacionalização. Responsabilidade
social da universidade. Aprendizagem solidária.
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