sabato 10 agosto 2019

Itália um sonho que se tornou real - Report final da experiência de intercâmbio de Jamile Sores da Silva, Pedagogia DCH III UNEB



Dizer que a realização desse sonho de fazer intercâmbio foi fácil seria uma mentira mal contada, já que até eu conseguir finalmente embarcar rumo a Itália tive que primeiro enfrentar grandes desafios, alguns dos quais pensava impossíveis.

Aeroproto de Veneza, bem vinda!!!
 Mas enfim fui abençoada e a viagem virou realidade e os desafios quando eu cheguei foram tornando-se reais e, mesmo tendo algumas dificuldades burocráticas inesperadas consegui a minha matrícula na Universidade de Padova.
Ao longo da primeira semana, além de formalizar a minha posição de estudante intercambista, tive a possibilidade de conhecer um pouco a cidade de Padova e de participar da apresentação do projeto de extensão ‘Mentor Up’, promovido pelo Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento DPSS, da mesma universidade de Padova.

Mentor Up Day, Università di Padova, Itália
Na segunda semana fui direcionada a conhecer a família que me hospedou ao longo deste meu intercâmbio e o friozinho na barriga do desconhecido era presente o tempo todo enquanto fazia a viagem de Padova a Rovigo, cidade a onde estava indo para viver, estudar e fazer o estágio.
Com a família italiana

Bem já posso adiantar que eu não poderia estar mais enganada e estava a caminho da minha segunda família e de pessoas que sei que Deus planejou direitinho para que tal experiencia fosse a melhor da minha vida.
 E foi com a ajuda também da minha nova família que eu consegui desenvolver o meu Italiano já que para compreender e ser compreendida eu teria que falar a mesma língua deles. Posso apenas deixar aqui meu agradecimento para a família Cominato e dizer que eles sempre estarão em meu coração e minha gratidão a todos eles é imensa e não tenho palavras para explicar. Obrigada!

Na primeira semana em Rovigo tive a oportunidade de compartilhar algumas atividades da ‘Semana de intercâmbio’ chamada METTIAMOCI IN GIOCO, organizada pela AFS Onluss INTERCULTURA de Rovigo, junto a estudantes de diferentes partes do Mundo Inteiro.
O Grupo INTERCULTURA em visíta à Prefeitura de Rovigo, Itália.
Em Rovigo, também, iniciei a cursar a aula de Pedagogia Intercultural, ministrada pelo Prof. Giuseppe Milan, no Curso de graduação em Ciências da educação do Departamento de Filosofia, Sociologia, Pedagogia e Psicologia Aplicada e passei a viver de perto a nova forma de aprender dos estudantes na sala de aula e a grande conexão que existe entre o Brasil e a Itália através da universidade.
Sala de aula FISPPA UNIPD, Campus de Rovigo

Ao meu ver, foi a forma simples e direta de repassar os assuntos da matéria com aulas leves e conteúdos que consegui acompanhar com facilidade e também o perceber o grande respeito que o professor tive ao tratar de um dos grandes profissionais da educação brasileira, o Paulo Freire. Ao abordar a intercultura tivemos a participação de outra profissional da educação aqui na Itália e ela foi nos mostrar sua pesquisa feita com crianças que são filhas de pais de nacionalidades diferentes, que estão nesse momento inseridas no país, e crianças que realmente são Italianas, mas com um dos seus genitores de fato nascido fora do país. Com isso percebemos a grande mistura de povos que está nesse momento acontecendo na Itália através de inocentes olhos infantis e que mesmo assim já tem a nos ensinar muito.



Seguindo a abordagem da aprendizagem solidária (Service Learning), proposta pelo projeto INTEREURISLAND, através do estágio consegui notar que o trabalho que fazem na cooperativa social Peter Pan (em Rovigo), para auxiliar alunos da escola que tem algumas diversidades a respeito dos demais, é de uma diferença enorme na vida dessas crianças.
Na Cooperativa Peter Pan, em Rovigo.

Essa continua relação entre a teoria e a prática, fez com que eu percebesse que a escolha de curso que fiz está valendo a pena. Na cooperativa podem ser atendidos vários alunos, pois seu horário de funcionamento consegue atender alunos de todos os turnos e com as profissionais capacitadas vemos que é um prazer ensinar a cada um deles.
A respeito do contexto universitário, os meus colegas italianos tem um calendário de estudo diferenciado a respeito do calendário do Brasil e o quê também faz com que busquem mais conhecimento é a vasta grade de idiomas que algumas escolas oferecem. Com isso aumenta mais a capacidade dos mesmos de conhecer outros países e poder fazer suas próprias experiências de intercâmbio.


Uma outra atividade proposta pelo projeto INTEREURISLAND, foi a de facilitar o processo de aprendizado da língua portuguesa e da cultura brasileira dos estudantes Italianos que estão se preparando para a mobilidade para o Brasil esse ano de 2019 e também de 2020.

Encontros de língua portuguesa e cultura brasileira, em Padova, Itália.
Foi planejado e realizado um programa de três diversos encontros e abordamos assuntos como a cultura da Bahia, as festas que fazem parte dessa cultura, a situação política e como podemos encontrar o cenário atual com a nova presidência. Foram atividades bastantes produtivas e como divertimento tivemos um aprendizado da dança típica brasileira que é o forró. Todos os estudantes que encontrei são ótimas pessoas e desde já desejo a elas e eles uma bela estadia no Brasil e que possam amar a experiência.

Villaggio per la Terra, Roma
 Mais uma experiência muito valiosa foi a participação ao grande evento Villaggio per la Terra em Roma, promovido pela EarthDay Italia em parceria com outras instituições públicas e privadas.

Por fim quero agradecer a cada nova pessoa que conheci na Itália e a longa lista de amigos que agora fazem parte do meu coração e também estão presentes no meu cotidiano, podendo me comunicar com todos eles através das redes sociais. Todos tem seu espaço no meu coração que ficou enorme para caber tanta gratidão. Quero agradecer também a UNEB por todo o suporte e ao professor Nicola por seu projeto que proporciona essa grande e bela experiência de vida.
A única palavra que consigo falar e pensar nesse fim de depoimento é essa... OBRIGADA!
Jamile Soares da Silva
No aeroporto de Veneza voltando ao Brasil

3 commenti:

  1. Querer é poder, abaixo de Deus querer é poder sonho realizado e concretizado . Primeira etapa concluída. Parabéns minha filha , orgulho da família 😍😍

    RispondiElimina
  2. Questo commento è stato eliminato dall'autore.

    RispondiElimina
  3. Parabéns, novas experiências servem pra nos capacitar. Devemos sempre aprimor os profissional que somos e seremos, pois estamos em constante aprendizado.
    Não há nada melhor do que aprender de maneira diversificada. Que Deus te abençoe em sua carreira e que sejas uma excelente profissional.
    Sucesso!

    RispondiElimina